Pular para o conteúdo principal

ARRAIAL DE SÃO LUIZ E SANTANA DAS MINAS DO PARCATU - SÉRIE TRONCOS PIONEIROS 6 - CORREIA BARBOSA/MOREIRA DE GODOI



 Por José Aluísio Botelho

**CORREIA BARBOSA - MOREIRA DE GODÓI
Esta família está intimamente ligada por laços de parentesco com o descobridor das Minas do Paracatu, o Guarda-mor José Rodrigues Fróes, já que Dona Branca das Neves era irmã germana de Izabel Barbosa de Moraes, mãe do descobridor Fróes. Aliás, outros sobrenomes que aparecem nesta genealogia, interligados por parentesco e por casamento com a família Fróes e, por conseguinte com a família Martins Bonilha, berço materno de José Rodrigues Fróes, foram identificados nos livros paroquiais da matriz da Manga das Minas do Paracatu. Mostramos abaixo a ascendência de Lourenço Correia Barbosa, para ilustrar nossa tese.
Portanto, o paulistano Lourenço Correia Barbosa, primo de Fróes, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila de São Paulo, passou as Minas do Paracatu, logo após os descobertos. Lá, casou com Mariana Jorge de Menezes, natural e batizada no caminho de São Paulo para Goiás, freguesia de Meia Ponte, bispado do Rio de Janeiro; Ele, filho legítimo de Thomé Moreira de Godói, dos Godói quatrocentões, e de Branca das Neves, naturais da vila de Mogi das Cruzes, SP; ela, filha legítima de Domingos Pires de Oliveira, natural da vila de Jundiaí, SP, e de Helena Rodrigues Velha, natural da freguesia da Piedade, SP, que também acorrerem para os novos descobertos; descobrimos, dentre outros, os filhos:
1 – Thomé Moreira de Godói, nascido em 1756; casado com Micaela Maria de Moura, filha legítima do Sargento mor João Jorge Portela e de Josefa Bárbara de Moura Almeida; filhos descobertos:
1.1 – João, nascido em 26/05/1777; João Moreira de Godói, casado com Maria Vieira da Mota; filha descoberta:
1.1.1 - Ana, nascida em 08/05/1805;
1.2 - Felisberta Maria de Moura, batizada em 11/1786; 
1.3 - Jerônimo Moreira de Godói;
2 – Branca Dias das Neves, casada com José Caetano de Moura, filho legítimo do Sargento Mor, João Jorge Portela e de Josefa Bárbara de Almeida; filhos descobertos:
2.1 – Luís, batizado em 13/12/1775;
2.2 – Rufina, batizada em 20/05/1777;
2.3 – José Caetano, nascido em 1786;
3 – Florência Moreira de Godói;
4 – Rufina Moreira de Godói;
Com Luzia de Campos Tourinho, natural de Guaratinguetá, SP, teve o filho:
5 – Miguel Correia Barbosa, natural de Meia Ponte, casado com Ana Ferreira do Amaral, natural do arraial de São Luiz e Santana; filho descoberto:
5.1 – Lourenço, batizado em 12/05/1774;
6 – Capitão Anastácio Correia Barbosa, nascido em 11/06/1765; casado com Ana Gonçalves de Moura ou Moura Brochado, filha de Manoel de Moura Brochado e de Ana Gonçalves de Moura. Ver: Pioneiros do Ouro 1 – Moura Brochado.
*Ascendência de Lourenço Correia Barbosa - Godoy
Teve começo esta família em Balthazar de Godoy, nobre castelhano, que veio a S. Paulo na segunda parte do século XVI em tempo do domínio de Castela no Brasil. Aqui casou com Paula Moreira f.ª do capitão-mor governador Jorge Moreira, natural do Rio Tinto, Porto, e de Izabel Velho. Teve:
1.º Belchior de Godoy
 2.º Balthazar de Godoy, que segue;
 3.º Gaspar de Godoy Moreira
 4.º João de Godoy Moreira
 5.º Maria de Godoy
 6.º Sebastião Gil de Godoy  
2.º Balthazar de Godoy casou 1.º em 1630 com Antonia Preto f.ª do capitão Manoel Preto e de Águeda Rodrigues. Faleceu Antonia Preto em 1632 e Balthazar de Godoy passou a 2.ªs núpcias com Maria Jorge f.ª de Francisco Jorge, natural de Portugal, e de Izabel Rodrigues, família Martins Bonilha.  Foi Balthazar de Godoy inventariado em 1679 em Mogi das Cruzes, e teve:
Da 1.ª mulher, a f.ª única:
1-1 Antonia Preto;
Da 2.ª mulher, 12 f.ºs:
1-2 Balthazar de Godoy;
1-3 Padre Jorge Moreira;
1-4 Francisco Jorge de Godoy;
1-5 Manoel Velho;
1-6 Thomé Moreira Velho, que segue;
1-7 Frei Fernando;
1-8 João de Godoy Moreira;
1-9 Frei Plácido;
1-10 Leonor Jorge;
1-11 Maria Jorge;
1-12 Paula Moreira;
1-13 Izabel Rodrigues;
1-6 Thomé Moreira Velho foi cidadão rodeado de veneração e respeito em Mogi das Cruzes, onde ocupou os honrosos cargos do governo da terra; foi sargento-mor do terço dos auxiliares do mestre de campo Domingos da Silva Bueno, e nesse posto marchou em 1711 para a vila de Santos a defendê-la contra as ameaças dos franceses, sendo aí governador Manoel Gomes Barbosa. Faleceu em Mogi em 1728 no estado de viúvo de Nataria Gomes, † na mesma vila em 1724, f.ª de João Gomes Villas Boas, natural de Portugal, e de Maria Jacome, natural de Santos. Teve os 10 f.ºs:
2-1 Capitão-mor João de Godoy Villas Boas que casou em 1695 em S. Paulo com Urbana Pereira f.ª de Francisco Pereira de Faro e de Anna Maria de Oliveira. Teve q. d.:
3-1 Francisco Pereira de Faro casado em 1729 em Itu, com Joanna de Almeida f.ª do capitão Jordão Homem Albernaz e de Joanna de Almeida.  
3-2 Miguel de Godoy Moreira casado em 1729 com Maria Leite de Mendonça f.ª de Mathias de Mendonça e de Luzia Leme.
2-2 Thomé Moreira Velho foi sargento-mor e casou com Maria Gomes. Teve q. d.:
3-1 Thomé Moreira.
3-1 Thomé Moreira, † em 1731, foi casado com Branca das Neves f.ª de João Martins Bonilha e de Maria Correa de Moraes, e teve:
4-1 Izabel Barbosa casou com Estanislau de Toledo Piza.
4-2 Miguel de Godoy Moreira que casou em 1737 em Mogi das Cruzes com Victoria Correa de Alvarenga f.ª de Domingos de Almeida Ramos e de Barbara Correa de Alvarenga. Faleceu em 1799 nessa vila e teve 2 f.ºs:
5-1 Joaquim de Godoy Ramos, † solteiro em 1811, e deixou f.ºs naturais reconhecidos.
5-2 Dina Francisca de Godoy casada em 1763 em Mogi das Cruzes com Marçal Ferreira dos Santos f.º de Pedro Fernandes dos Santos e de Maria Suzana, naturais de Portugal.
**4-3 Lourenço Correia Barbosa, objeto do título desse estudo, acima;
4-4 Francisco de Godoy.
4-5 João de Godoy casou em 1745 em Mogi das Cruzes com Izabel Pinto f.ª do capitão Luiz de Candia de Abreu e de Margarida Vaz Pinto. Teve:
5-1 Maria Pinto de Godoy casada em 1771 na vila supra com José Rodrigues do Prado f.º de Miguel Correa Machado e de Anna Leme do Prado.
4-6 Thomé Moreira casou em 1743 na vila supra com Anna Fernandes de Siqueira f.ª de Sebastião Fernandes de Mendonça e de Maria Soares de Siqueira.  
4-7 Maria Pinto casou em 1739 na mesma vila com Ângelo Vaz Pinto, f.º do capitão Luiz de Candia e de Abreu do n.º 4-5 supra. Com geração.
4-8 Rosa Moreira casou em 1741, nessa vila, com Antonio da Costa Lima f.º de Manoel da Costa Lima e de Francisca de Jesus Carassa.
4-9 Branca das Neves, † em 1767 em Mogi das Cruzes, casou nessa vila em 1743 com Marcellino Nunes de Siqueira f.º de Domingos Nunes Paes e de Luiza de Siqueira Sobrinha. Com geração.
4-10 Ângela Gomes de Moraes casada em 1741 na mesma vila com Antonio de Faria Moreira, † em 1784, f.º de João Pedroso Moreira e de Izabel Pimenta de Abreu. Teve os 9 f.ºs:
5-1 Anna Maria casada com Domingos Martins da Guerra f.º de outro de igual nome e de Thereza de Moraes. Teve q. d.:
6-1 Anna Victoria casada em 1788 em Mogi das Cruzes com José Pinto de Moraes f.º de Francisco Pinto do Rego e de Anna Pires de Moraes.
6-2 Domingos de Mattos casado em 1797 na mesma vila com Joanna Baptista f.ª de Ângelo de Mattos e de Maria de Jesus.
5-2 Maria Pimenta, solteira com 37 anos em 1784.
5-3 Joaquim Pedroso Moreira casou em 1774 na mesma vila, com Catharina de Macedo f.ª de Estevão da Costa de Macedo e de Izabel da Costa Barbosa, por esta neta de Bruno Dias Delgado e de Maria Salvadora de Jesus.
5-4 Antonio José de Faria casou em 1775 na mesma vila com Lucrecia Maria f.ª de Bento Rodrigues de Aguiar e de Catharina Machado.
5-5 Rosa Maria casada em 1775 na mesma vila com Francisco Pinto de Moraes f.º de Francisco Pinto do Rego. Com geração.
5-6 José de Faria Moreira Casou em 1784 na mesma vila com Maria Salvadora f.ª de Estevão da Costa de Macedo do n.º 5-3 supra.
5-7 Izabel Maria casou em 1786 na mesma vila com Ângelo Nunes de Siqueira f.º de Francisco Nunes de Siqueira e de Anna de Moraes.
5-8 Ângela Pimenta casou em 1791, na mesma vila, com Antonio Rodrigues de Oliveira, viúvo de Clara Maria.
5-9 João Pedroso Moreira, último f.º de 4-10, tinha 18 anos em 1784.
*Transcrito da Genealogia Paulistana, de Silva Leme, volume VI, capítulo Godoys, com adaptações. 
Outra fonte - Livros paroquiais da matriz de Santo Antônio da Manga de Paracatu (1757-1777).


Comentários

Postagens mais visitadas

DONA BEJA E AS DUAS MORTES DE MANOEL FERNANDES DE SAMPAIO

Por José Aluísio Botelho A história que contaremos é baseada em fatos, extraídos de um documento oficial relativo a um processo criminal que trata de um assassinato ocorrido na vila de Araxá em 1836. O crime repercutiu no parlamento do império no Rio de Janeiro, provocando debates acalorados entre os opositores do deputado e ex-ministro da justiça, cunhado do acusado, como se verá adiante. Muitos podem perguntar porque um blog especializado em genealogia paracatuense, está a publicar uma crônica fora do contexto? A publicação deste texto no blog se dá por dois motivos relevantes: primeiro, pela importância do documento, ora localizado, para a história de Araxá como contraponto a uma colossal obra de ficção sobre a personagem e o mito Dona Beja, que ultrapassou suas fronteiras se tornando de conhecimento nacional. Em segundo lugar, porque um dos protagonistas de toda a trama na vida real era natural de Paracatu, e, portanto, de interesse para a genealogia paracatuense, membr

FAZENDAS ANTIGAS, SEUS DONOS E HERDEIROS EM PARACATU - 1854 E 1857.

Por José Aluísio Botelho                A LEI DE TERRAS DE 1850 Desde a independência do Brasil, tanto o governo imperial, como os governos republicanos apresentaram inúmeros projetos legislativos na tentativa de resolver a questão fundiária no Brasil, bem como regularizar as ocupações de terras no Brasil. A lei da terra de 1850 foi importante porque a terra deixou de ser um privilégio e passou a ser encarada como uma mercadoria capaz de gerar lucros. O objetivo principal era corrigir os erros do período colonial nas concessões de sesmarias. Além da regularização territorial, o governo estava preocupado em promover de forma satisfatória as imigrações, de maneira a substituir gradativamente a mão de obra escrava. A lei de 1850, regulamentada em 1854, exigia que todos os proprietários providenciassem os registros de suas terras, nas paróquias municipais. Essa lei, porém, fracassou como as anteriores, porque poucas sesmarias ou posses foram legitimadas, e as terras continuaram a se

LIVRO DE GENEALOGIA PARACATUENSE

Apresentamos aos nossos leitores, em formato impresso e também no e-book, livro que conta de maneira resumida a história de Paracatu, bem como a genealogia da família Botelho e suas alianças com as principais troncos familiares que lá fincaram raízes, bem como as trajetórias de ascensão social, política e econômica desses grupos familiares hegemônicos. Clique na imagem abaixo para adquirir o livro na Amazon.com Clique aqui para visualizar uma prévia do livro.

FAMÍLIA GONZAGA

Por José Aluísio Botelho FAMÍLIA GONZAGA – TRONCO DE PARACATU Essa família iniciou-se em 1790, pelo casamento do Capitão Luiz José Gonzaga de Azevedo Portugal e Castro, fiscal da fundição do ouro em Sabará – MG, em 1798, no Rio de Janeiro, com Anna Joaquina Rodrigues da Silva, natural do mesmo Rio de Janeiro, e tiveram oito filhos, listados abaixo: F1 – Euzébio de Azevedo Gonzaga de Portugal e Castro; F2 – Platão de Azevedo Gonzaga de P. e Castro; F3 – Virgínia Gonzaga; F4 – Florêncio José Gonzaga; F5 – VALERIANO JOSÉ GONZAGA; F6 – Luiz Cândido Gonzaga; F7 – José Caetano Gonzaga; F8 – Rita Augusta Gonzaga. F5 - Valeriano José Gonzaga, natural de Curvelo,Mg, nascido em 21.07.1816 e falecido em 1868 em Paracatu, casou em 21.07.1836, com Felisberta da Cunha Dias, nascida em 15.08.1821 e falecida em 10.08.1910, natural de Curvelo; foi nomeado Tabelião de Paracatu, tendo mudado para o lugar em 1845, aonde tiveram os filhos: N1 - Eusébio Michael Gonzaga, natural de

SÉRIE - PIONEIROS DO ARRAIAL DO OURO 8: OS BATISTA FRANCO

José Aluísio Botelho                  Eduardo Rocha  Mauro César da Silva Neiva Família originada no norte de Minas Gerais. Um pouco de história: em 1729, o governador da Bahia foi comunicado

NETOS DE DONA BEJA - BATISMOS

Por José Aluísio Botelho Disponibilizamos as imagens de assentos de batismos de três netos de Dona Beja, acrescidos dos outros netos, bem como parte da descendência, de acordo com os documentos localizados, filhos de Joana de Deus de São José e do coronel Clementino Martins Borges. Nota: nada se sabe acerca da ascendência de Clementino Martins Borges, embora seu sobrenome é largamente difundido na região do triangulo mineiro e alto paranaíba. Sabe-se que ele faleceu em Estrela do Sul em novembro de 1910 em avançada idade. Alguém tem alguma pista? Batismo de Joana de Deus: "Aos 14 dias domes de Julho de 1838 o Rdo. Pe. José Ferreira Estrella Baptizou solenemente aingnocente Joanna, fa. natural de Anna Jacinta de Sam Jose forão P.P. o coronel João Jose Carneiro de Mendonça e o Alferes Joaquim Ribeiro da Silva epara constar mandei fazer este acento eque assigno. Araxa era supra".  Fonte: Revista O Trem da História, edição 49. Nota: os outros netos de Beja, filhos de Tereza T