Pular para o conteúdo principal

LARGOS E PRAÇAS: UM PASSEIO PELAS RAÍZES NA PARACATU IMEMORIAL

 POR JOSÉ ALUÍSIO BOTELHO

Introdução

Descobrindo Raízes nos Largos e Praças do Brasil Colonial

Bem-vindo a uma jornada pelas ruas e memórias das cidades coloniais brasileiras! Neste conjunto de ensaios, exploramos os largos e praças que foram o coração pulsante de nossa história, desde os arraiais coloniais até as cidades modernas. Esses espaços, onde nossos antepassados se encontravam, negociavam e celebravam, são mais do que cenários históricos — são janelas para sua árvore genealógica.

Começamos com um panorama das cidades coloniais, onde largos e rossios moldaram a vida social. Em seguida, mergulhamos na transformação desses espaços em praças modernas no século XIX, uma mudança que reflete a evolução do Brasil. Por fim, trazemos a história para perto, com os largos e praças de Paracatu, Minas Gerais, uma cidade que guarda as memórias de gerações. Genealogista, prepare-se para imaginar seus antepassados nesses locais e descobrir pistas para sua história familiar!


Ensaio 1: Cidades Coloniais: Onde Nossos Antepassados se Encontravam

Das Ruas aos Largos: O Coração das Cidades Coloniais

Imagine seus antepassados caminhando por um largo em Salvador ou Ouro Preto, cercados por igrejas imponentes e sobrados coloridos. Nos séculos XVI a XVIII, os largos e rossios eram o centro da vida nas cidades coloniais brasileiras. Inspirados no Rossio de Lisboa, esses espaços abertos, como o Largo do Pelourinho em Salvador, reuniam feiras, procissões e até atos oficiais. Para genealogistas, esses locais são pistas valiosas: onde seus antepassados compravam, rezavam ou selavam acordos.

Palcos de Fé e Poder

Os largos surgiam em torno de igrejas, como a São Francisco em Ouro Preto, ou câmaras municipais, refletindo o controle colonial. Eram simples, com chão de terra ou pedras irregulares, mas indispensáveis. O pelourinho, símbolo da autoridade, marcava muitos desses espaços, como em Salvador. Aqui, elites, escravizados e indígenas se cruzavam, cada um com seu papel na sociedade hierárquica. Esses encontros — de negócios, festas ou conflitos — moldaram as famílias que hoje pesquisamos.

Histórias de Todos

Os largos eram palcos de sincretismo cultural. Procissões católicas conviviam com batuques africanos e danças indígenas, criando tradições únicas. Imagine sua família participando de uma festa de Corpus Christi ou de um mercado animado. Esses momentos, registrados em memórias orais ou documentos, são fios para sua árvore genealógica. No entanto, os largos também revelam desigualdades: enquanto elites ocupavam sobrados, os marginalizados usavam o espaço sob vigilância.

Um Legado Vivo

Hoje, cidades como Olinda, Paraty e Salvador preservam seus largos e praças como patrimônios históricos. O Largo do Pelourinho, agora um centro cultural, pulsa com música e arte. Mas a modernização ameaça esses espaços com descaracterização. Preservá-los é manter viva a memória de nossos antepassados, que caminharam por essas pedras. Genealogista, que tal visitar um largo colonial e imaginar as histórias de sua família?

Explorando Mais: Este texto é inspirado em estudos sobre o urbanismo colonial brasileiro, com exemplos de cidades como Salvador, Ouro Preto e Rio de Janeiro. Com a ajuda de Grok, uma inteligência artificial da xAI, organizamos essas histórias para trazer você mais perto de seus antepassados. Quer aprofundar? Confira livros como Evolução Urbana do Brasil, de Nestor Goulart Reis, ou explore arquivos históricos das cidades mencionadas.


Ensaio 2: De Largos Simples a Praças Modernas: A Transformação do Século XIX

Onde o Passado Encontra o Futuro

No século XIX, os largos coloniais, como o Campo de Santana no Rio de Janeiro, começaram a mudar. Esses espaços, onde seus antepassados se reuniam para feiras ou procissões, tornaram-se praças modernas, com jardins, estátuas e traçados elegantes. Essa transformação reflete o crescimento do Brasil, da colônia ao Império, e oferece pistas para genealogistas sobre a vida de suas famílias em um país em evolução.

Largos: Os Primeiros Passos

Nos arraiais coloniais, os largos eram áreas abertas, muitas vezes irregulares, em frente a igrejas ou câmaras. Simples, com chafarizes ou cruzeiros, eles eram o coração da comunidade. O Largo do Pelourinho, em Salvador, era palco de mercados e punições públicas. Esses espaços, onde gerações negociavam ou celebravam, são um ponto de partida para traçar sua história familiar.

A Revolução das Praças

Com a chegada da corte portuguesa em 1808 e a Independência em 1822, as cidades brasileiras buscaram modernidade. Inspiradas por praças europeias, como as ajardinadas da França, as elites transformaram largos em praças cívicas. O Campo de Santana virou a Praça da República, com monumentos que celebravam o novo Brasil. A Praça Tiradentes, com a estátua de Dom Pedro I, tornou-se um símbolo nacional. Para sua família, essas praças eram locais de passeios, eventos oficiais e novos capítulos da história.

Por que Mudaram?

A modernização trouxe preocupações com higiene, ordem e progresso. Largos, vistos como desorganizados, ganharam calçamento, árvores e iluminação. A economia do café e o crescimento urbano exigiam espaços que refletissem a grandeza do Império. Para genealogistas, documentos de reformas urbanas ou registros de eventos nessas praças podem revelar nomes de antepassados.

Raízes em Transformação

Os largos foram, sim, embriões das praças, evoluindo de espaços informais para centros cívicos. Eles guardam as memórias de um Brasil colonial e imperial, onde sua família viveu mudanças históricas. Genealogista, explore as praças de cidades como Rio, São Paulo ou Paracatu e pergunte: quais antepassados meus estiveram aqui, construindo o futuro?

Explorando Mais: Este texto reflete sobre a evolução urbana no Brasil, inspirado em estudos do século XIX e cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Com o suporte de Grok, uma IA da xAI, as ideias ganharam clareza para conectar você ao passado. Para saber mais, leia O Urbanismo Colonial no Brasil, de Beatriz Bueno, ou visite arquivos municipais para traçar a história de sua família.


Ensaio 3: Largos e Praças na Paracatu Imemorial: Um Passeio pelas Raízes

Onde Paracatu Nasceu

Em Paracatu, Minas Gerais, os largos são o coração de uma história que começa em 1744, com o arraial de São Luiz e Santana. Ao redor das igrejas da Matriz, Rosário dos Pretos e Santana, surgiram os primeiros largos: o Largo do Santana (hoje Praça do Santana), o Largo da Matriz (Praça Juscelino Kubitschek) e o Largo do Rosário (um complexo cultural com as praças Adelmar da Silva Neiva e Getúlio Vargas), que já foi denominada também de Praça Quintino Vargas no passado. Genealogista, imagine seus antepassados nesses espaços, participando de feiras ou procissões que uniam famílias.

Largo do Rosário
Novos Largos, Novas Histórias

Com o crescimento do arraial para vila e cidade, novos largos surgiram no período imperial. As igrejas do Amparo e da Abadia trouxeram o Largo do Amparo (Praça Cristo Rei) e o Largo da Abadia (Praça do Fórum). O Largo do Doutor (“Uma morada de casas, no Largo do Doutor”), mais tarde Largo da Jaqueira (Praça Coronel Fortunato Botelho), era um ponto de convivência. Na década de 1870, o cemitério gerou o Largo do Cemitério, vizinho ao Largo do Jenipapeiro (Praça Cândido Ulhoa). Esses espaços eram onde sua família celebrava, negociava e deixava marcas.

Memórias que Resistem

Mesmo com nomes oficiais mudando para “praças” no século XX, os moradores de Paracatu, especialmente os mais velhos, ainda chamam muitos espaços de “largos”. O Largo da Jaqueira, por exemplo, é mais conhecido assim do que como Praça Coronel Fortunato Botelho. Um filho da terra e memorialista, Adriles Ulhoa, em Paracatu – 1956, captura o charme do Largo do Euzébio: “Nunca foi mesmo uma praça, no máximo um Largo. Mas serviu para dar nome à amada Rua da Praça.” Esses relatos são tesouros para genealogistas, conectando você às histórias de sua linhagem.

Rua da Praça

Paracatu Hoje

Hoje, Paracatu combina memória e modernidade. A Praça Firmina Santana, no espaço da antiga rodoviária, é um ponto vibrante, com áreas verdes que atraem famílias. O Largo do Rosário, agora um centro gastronômico e cultural, pulsa com eventos que ecoam as festas de outrora. Apesar de alguns largos menores terem desaparecido, os que permanecem são testemunhos vivos. Preservá-los é manter as histórias de seus antepassados acessíveis para as próximas gerações.

Um Passeio pelas Raízes de Paracatu

Os largos e praças de Paracatu são um convite para viajar no tempo, onde seus antepassados caminharam pelo Largo do Rosário, trocaram histórias no Largo da Jaqueira ou celebraram na Praça Firmina Santana. Esses espaços, do arraial colonial às praças modernas, guardam as memórias de famílias que construíram a cidade. Genealogista, que tal visitar Paracatu ou pesquisar nos arquivos locais para descobrir as histórias de sua linhagem? Cada largo é uma página da sua árvore familiar esperando para ser lida.

Explorando Mais: Este texto é inspirado em registros históricos da formação de Paracatu e na monografia Paracatu – 1956, de Adriles Ulhoa. Com a ajuda de Grok, uma inteligência artificial da xAI, as histórias dos largos e praças foram organizadas para conectar você às suas raízes. Para aprofundar, visite os arquivos municipais de Paracatu ou leia sobre a história de Minas Gerais em obras como Evolução Urbana do Brasil, de Nestor Goulart Reis.


Comentários

Postagens mais visitadas

GUARDA-MOR JOSÉ RODRIGUES FRÓES

Por José Aluísio Botelho             INTRODUÇÃO  Esse vulto que tamanho destaque merece na história de Paracatu e de  Minas Gerais , ainda precisa ser mais bem estudado. O que se sabe é que habilitou de genere em 1747 (o processo de Aplicação Sacerdotal se encontra arquivado na Arquidiocese de São Paulo ), quando ainda era morador nas Minas do Paracatu, e embora fosse comum aos padres de seu tempo, aprece que não deixou descendentes*. Que ele foi o descobridor das minas do córrego Rico e fundador do primitivo arraial de São Luiz e Santana das Minas do Paracatu , não resta nenhuma dúvida. De suas narrativas deduz-se também, que decepcionado com a produtividade das datas minerais que ele escolheu, por direito, para explorar, abandonou sua criatura e acompanhou os irmãos Caldeira Brandt , que tinham assumido através de arrematação o 3º contrato de diamantes, rumo ao distrito diamantino . Documento de prova GENEALOGIA  Fróis/F...

NETOS DE DONA BEJA - BATISMOS

Por José Aluísio Botelho Disponibilizamos as imagens de assentos de batismos de três netos de Dona Beja, acrescidos dos outros netos, bem como parte da descendência, de acordo com os documentos localizados, filhos de Joana de Deus de São José e do coronel Clementino Martins Borges. Nota: nada se sabe acerca da ascendência de Clementino Martins Borges, embora seu sobrenome é largamente difundido na região do triangulo mineiro e alto paranaíba. Sabe-se que ele faleceu em Estrela do Sul em novembro de 1910 em avançada idade. Alguém tem alguma pista? Batismo de Joana de Deus: "Aos 14 dias domes de Julho de 1838 o Rdo. Pe. José Ferreira Estrella Baptizou solenemente aingnocente Joanna, fa. natural de Anna Jacinta de Sam Jose forão P.P. o coronel João Jose Carneiro de Mendonça e o Alferes Joaquim Ribeiro da Silva epara constar mandei fazer este acento eque assigno. Araxa era supra".  Fonte: Revista O Trem da História, edição 49. Nota: os outros netos de Beja, filhos de Tereza T...

ÍNDICE DA SÉRIE 1811 - VILA DE PARACATU DO PRÍNCIPE

Por José Aluísio Botelho Índice da Série: Os Antigos Moradores de Paracatu – Arruamento Completo de 1811 Bem-vindo(a) à série completa do Arruamento da Vila de Paracatu do Príncipe , transcrito diretamente do documento original de 1º de abril de 1811 , preservado no Arquivo Público Municipal de Paracatu. Aqui você encontra todas as ruas, largos, becos, travessas, chácaras e arraiais da vila com os nomes dos moradores, proprietários e valores dos imóveis da época. São mais de 400 registros que ajudam a reconstruir a Paracatu colonial. Você, caro leitor, certamente irá encontrar seus antepassados que lá viveram há duzentos anos. Clique nos títulos abaixo para acessar cada página: Post 1 -  Os Antigos Moradores de Paracatu: Arruamento Completo das Ruas em 1811: RUA DIREITA (Série - Post 1) A rua principal da vila colonial e sua lista completa de moradores. Post 2 –  Os Antigos Moradores de Paracatu: Arruamento Completo das Ruas em 1811: RUA DAS FLORES (Série – Post 2) Origem do ...

DONA BEJA E OS BOTELHOS DE PARACATU

 POR JOSÉ ALUÍSIO BOTELHO Dona Beja e os Botelhos de Paracatu Muito se tem falado, no âmbito familiar e fora dele, acerca do possível parentesco consanguíneo ou por afinidade entre Dona Beja e a família Botelho de Paracatu, ao longo de décadas. Essa dúvida, real ou propositalmente trazida pelos mais velhos — receosos da veracidade do parentesco com a mitológica personagem da história de Araxá, e que levou um dos nossos velhos tios, já falecido, a dizer peremptoriamente certa vez: “Eu não sou parente de uma cortesã” —, persiste até os dias atuais. Ana Jacinta de São José, a mitológica Dona Beja, nasceu em Formiga, Minas Gerais, por volta de 1800, filha natural de Maria Bernarda dos Santos e de pai ignorado. Chegou ao então florescente julgado de São Domingos do Araxá ainda menina, acompanhando a mãe e o irmão Francisco Antônio Rodrigues, talvez à procura de melhores condições de vida, já em princípios do século XIX. Segundo alguns historiadores, ela tornou-se uma mulher bonita, de ...

DONA BEJA E AS DUAS MORTES DE MANOEL FERNANDES DE SAMPAIO

Por José Aluísio Botelho A história que contaremos é baseada em fatos, extraídos de um documento oficial relativo a um processo criminal que trata de um assassinato ocorrido na vila de Araxá em 1836. O crime repercutiu no parlamento do império no Rio de Janeiro, provocando debates acalorados entre os opositores do deputado e ex-ministro da justiça, cunhado do acusado, como se verá adiante. Muitos podem perguntar porque um blog especializado em genealogia paracatuense, está a publicar uma crônica fora do contexto? A publicação deste texto no blog se dá por dois motivos relevantes: primeiro, pela importância do documento, ora localizado, para a história de Araxá como contraponto a uma colossal obra de ficção sobre a personagem e o mito Dona Beja, que ultrapassou suas fronteiras se tornando de conhecimento nacional. Em segundo lugar, porque um dos protagonistas de toda a trama na vida real era natural de Paracatu, e, portanto, de interesse para a genealogia paracatuense, membr...

REIS CALÇADO - UMA FAMÍLIA JUDIA NA PARACATU DO SÉCULO XVIII

Por José Aluísio Botelho  Eduardo Rocha Mauro Cézar da Silv a Neiva   Família miscigenada, de origem cristã nova pela linha agnata originária do Ceará . Pois  bem, para o arraial de São Luiz e Santana das Minas do Paracatu provieram  os irmãos Alexandre José dos Reis Calçado e Antônio Rodrigues dos Reis Calçado, naturais da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Acaracu (atual Acaraú), termo de Aracati, Ceará, filhos naturais do capitão Gaspar Rodrigues dos Reis Calçado, natural do Recife, capitania de Pernambuco, e de Luzia Maria da Rocha, mulher solteira, escrava que foi do mesmo capitão Gaspar dos Reis Calçado , natural da freguesia de Acaracu (Acaraú); Alexandre José, objeto de nosso estudo, nascido em 1764, casou por volta de 178 5 , com Luzia Rodrigues de Oliveira, natural do arraial de Paracatu, falecida em 04/07/1837, filha de Antônio Rodrigues de Oliveira e de Ana Rodrigues de Araújo. Viveu do lucro de suas fazendas, notadamente da loca...