Pular para o conteúdo principal

NOTAS GENEALÓGICAS - OS GAIA DE UNAÍ, MINAS GERAIS

POR JOSÉ ALUÍSIO BOTELHO

(Mandado por Geralda Gislene Torres Gonçalves), com adaptações e acréscimos)
Sobrenome toponímico originário de Vila Nova de Gaia, região metropolitana do Porto, Portugal.
Por volta de 1845, na poeira do padre cônego Miguel Arcanjo Torres, nomeado vigário-geral da comarca de Paracatu, vieram Porfírio e Martinho Gaia, parentes, provavelmente oriundos de Santana de Ipanema, estado de Alagoas.
1 Capitão Porfírio Rodrigues Gaia, falecido por volta de 1909 em Unaí;foi casado com Flávia de Melo Franco, filha de Francisco de Melo Franco Bueno, falecido em 1844 aos 33 anos, e de Mariana Pimentel de Ulhoa (primeiro casamento desta).
Filhos:
1.1 Manoel Rodrigues Gaia, falecido solteiro aos 27 anos de idade em 11/04/1896 na cidade de Palma, MG; normalista pela Escola Normal de Paracatu em fins de 1886, professor público, artista plástico por excelência;
 1.2 João Gaia. Sobre ele disse Olímpio Gonzaga: João Gaia foi um andarilho pelo Brasil de seu tempo, de norte a sul; em 1909, era morador no Acre, e ao ser avisado pelo cunhado Pedro Brochado da morte de seu velho pai, retornou à terra natal; foi casado com Luzia Alves de Souza, com quem teve a filha única:
1.2.1 Flávia Gaia Alves, casada com Djalma Torres, escrivão do crime por longos anos em Unaí. Uma das principais ruas da cidade leva o seu nome. O casal deixou grande descendência em Unaí.
 1.3 Mariana Gaia, foi casada em primeiras núpcias com Pedro Brochado. Casou-se 2ª vez com o coronel Filadelpho de Souza Pinto, natural da Bahia, radicado em Unaí, onde foi figura de destaque. Dona Mariana não deixou descendentes dos dois leitos.
2 Martinho Rodrigues Gaia (seria sobrinho do capitão Porfírio Gaia), órfão, veio para Paracatu com 15 anos de idade, trazido pelo padrinho, o vigário Miguel Arcanjo Torres, com quem viveu até atingir a maioridade (história oral de família). No antigo distrito do Rio Preto foi proprietário das fazendas Boa Esperança, Cachoeira e de outras menores. Foi casado duas vezes:
1ªvez com Hermenegilda Francisca de Moraes, filha de Hermenegildo Francisco de Moraes, natural da freguesia de Bom Sucesso, termo da Vila de São José (Tiradentes) e de Maria Francisca de Sousa. Filhos:
2.1 Porfírio Gaia, foi casado com Ana Alves Ribeiro; filhos:
2.1.1 João Gaia Primo;
2.1.2 Célia Ribeiro Gaia;
2.1.3 Maria da Conceição Ribeiro Gaia;
2.1.4 Geraldo Ribeiro Gaia;
2.1.5 Antônio Ribeiro Gaia;
2.2 Júlia Gaia, foi casada com Pedro de Siqueira Torres, filho de Luiz Vieira de Siqueira Torres e de Maria Cândida Meireles; filhos:
2.2.1 Maria Torres Gonçalves;
2.2.2 Antonieta Torres;
2.3 Artur Gaia, foi casado com Amélia Alves de Souza, filha de Luiz Alves de Souza e Ermelinda Martins Ferreira, com descendência.
2ªvez com Marinha da Silva Lara.
Filhos:
2.4 Maria Pastora Gaia, que foi casada com Antônio Ulhoa Santana, nascido em 1912 em Paracatu, filho de Luiz José de Santana Júnior e de Adília Ulhoa;
Filhos:
2.4.1 José Augusto;
2.4.2 Nilza;
2.4.3 Terezinha;
2.4.4 Marcos;
2.4.5 Ione;
2.4.6 Sílvia;
2.4.7 Júnia;
2.4.8 Maria Isabel.
2.5 Maria dos Santos Gaia, casada que foi Romero Ulhoa Santana, nascido em 1909 em Paracatu, filho de Luiz José de Santana Júnior e de Adília Ulhoa; prefeito de Unaí por dois mandatos:1948-1950 e 1955-1958; foi o doador do terreno onde foi construída a antiga sede da Prefeitura Municipal. Pais de:
2.5.1 Dayse;
2.5.2 Sílvio;
2.5.3 Roberto;
2.5.4 Ronaldo;
2.5.5 Ramon;
2.6 Martinho Gaia Filho, foi casado com Amélia da Silva Lara. Ocupou o cargo de oficial de justiça por ocasião da instalação da Comarca de Unaí em 1955.
Filhos:  (colaboração de Camila Gaia) 
2.6.1 Domingos da Silva Gaia; filhos:
2.6.1.1 Renata Gomes Gaia;
2.6.1.2 Rebecca Gomes Gaia;
2.6.2 Cláudio Silva Gaia; filhos:
2.6.2.1Thelmo Leandro Dias Gaia; filhos:
2.6.2.1.1 Pedro Henrique Coutinho Gaia;
2.6.2.2.2Vinícius Coutinho Gaia;
2.6.2.2.3 Helena Mendes Gaia;
2.6.2.2.4 Beatriz Mendes Gaia;
2.6.3 Andria Dias Gaia; 
2.6.4 Cláudia Dias Gaia;
2.6.3 Maria Nazaré Silva Gaia; filhos:
2.6.3.1 Fábio Rogério Gaia Lima;
2.6.3.2 Fabiana Gaia Robinson; teve a filha:
2.6.3.2.1 Valentina Gaia Landim;
2.6.3.3 Lana Gaia Robinson; teve o filho:
2.6.3.3.1 Thiago Gaia Borges;
2.6.4 Maria Antônia Gaia; teve os filhos:
2.6.4.1 Lara Gaia Silva;
2.6.4.2 Rafael Gaia Silva;
2.6.5 Martinho Lara Gaia;
2.6.6 Márcia Silva Gaia; teve os filhos:
2.6.6.1 Camila Lara Gaia e Carvalho;
2.6.6.2 Juliana Lara Gaia Jardim;
2.6.7 Maria José Gaia Pereira; teve os filhos:
2.6.7.1 Francisco Júnior Gaia Pereira; filho:
2.6.7.1.1Theo Gaia Freschi;
2.6.7.2 Lorena Gaia Pereira;
2.6.7.3 Larissa Gaia Pereira.

Comentários

  1. Boa noite .
    Estamos a procura de Dona Helena santa .
    Irmã Dona Lucrécia Santana .
    Italianos que compraram terras em Unaí .
    Dona Helena Santana segundo informações é viva aos 90 anos e reside em Unaí .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:01 AM

    que legal eu tenho esse sobrenome ,mas por erro eles acrecentaram o s ai ficou gaias nao tenho muito conhecimento da onde vem porque meus avos faleceram quando meu pai era criança so sei q eles eram de São Francisco MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:14 AM

      Oi eu sou Natural de São Francisco MG , e eu tenho sobrenome Gaia , meus avós, tios e tias , primos todos são natural de lá , que coincidência te achar aqui nos comentários.

      Excluir
    2. Anônimo12:18 AM

      Oi , eu sou natural de São Francisco MG , e meus avós , tios e primos todos são natural de lá e vivem lá ainda kkkk coincidência te achar aqui nos comentários

      Excluir
  3. Anônimo6:34 PM

    Olá sou Ana Carla Rio Gaia, filha de Edson Pereira Gaia, que é Filho de Martinho Nascimento Gaia e Ana Pereira Rosa, gostaria de saber faço parte dessa árvore genealógica.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:37 PM

    Eu sou a Ana Carla do comentário anterior, se alguém conseguir me responder, ficarei imensamente grata 🙏🏾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:23 AM

      Sim , vc faz Ana Carla!!! E somos parentes kkk

      Excluir
  5. Anônimo6:37 PM

    E minha família é de MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:21 AM

      São Francisco MG ? a minha tbm.

      Excluir
  6. Anônimo7:53 AM

    Sou Gabriel Rodrigues gaia de SP zona leste

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:14 PM

    Oi boa noite sou neta de Artur gaia
    No entanto quem escreveu esse livro esqueceu de colocar o nome dos filhos dele e dos netos / Algemiro Gaia Alzira Gaia , Genésio Gaia , Osmar Gaia ,Erasmo Gaia , Maria Gaia Julieta Gaia Joana Gaia Dália Gaia . Essa escritora só colocou o que ela bem quis sendo ela sobrinha Neta de Júlia gaia irmã de Artur gaia . Também não pesquisou que Marinha da Silva Lara teve um filho chamado Josias da Silva Lara , a escritora esqueceu também não pesquisou ! Sendo que Maria Pastora era irmã de Josias , nem eu que sou escritora sei mais que ela .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:54 PM

      Falou tudo! Esqueceram de colocar que Martim Gaia casou com a viúva Marinha da Silva Lara , sendo ela herdeira única, o que fez Martim Gaia da conta de criar o resto dos filhos do primeiro casamento, dando a oportunidade de terem uma vida boa, com até educação com professores dentro de casa.

      Excluir
  8. Anônimo9:14 PM

    Oi boa noite sou neta de Artur gaia
    No entanto quem escreveu esse livro esqueceu de colocar o nome dos filhos dele e dos netos / Algemiro Gaia Alzira Gaia , Genésio Gaia , Osmar Gaia ,Erasmo Gaia , Maria Gaia Julieta Gaia Joana Gaia Dália Gaia . Essa escritora só colocou o que ela bem quis sendo ela sobrinha Neta de Júlia gaia irmã de Artur gaia . Também não pesquisou que Marinha da Silva Lara teve um filho chamado Josias da Silva Lara , a escritora esqueceu também não pesquisou ! Sendo que Maria Pastora era irmã de Josias , nem eu que sou escritora sei mais que ela .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:16 PM

    Ola, sou neta de Helena Vieira Gaia Que é filha de Joao Vieira Gaia e Balbina Francisca da Silva. Joao e Balbina viveram longos anos em Unaí e faleceram nests cidade por volta de 1988. Alguem tem alguma informacao sobre eles?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

DONA BEJA E AS DUAS MORTES DE MANOEL FERNANDES DE SAMPAIO

Por José Aluísio Botelho A história que contaremos é baseada em fatos, extraídos de um documento oficial relativo a um processo criminal que trata de um assassinato ocorrido na vila de Araxá em 1836. O crime repercutiu no parlamento do império no Rio de Janeiro, provocando debates acalorados entre os opositores do deputado e ex-ministro da justiça, cunhado do acusado, como se verá adiante. Muitos podem perguntar porque um blog especializado em genealogia paracatuense, está a publicar uma crônica fora do contexto? A publicação deste texto no blog se dá por dois motivos relevantes: primeiro, pela importância do documento, ora localizado, para a história de Araxá como contraponto a uma colossal obra de ficção sobre a personagem e o mito Dona Beja, que ultrapassou suas fronteiras se tornando de conhecimento nacional. Em segundo lugar, porque um dos protagonistas de toda a trama na vida real era natural de Paracatu, e, portanto, de interesse para a genealogia paracatuense, membr...

PIONEIROS DO ARRAIAL DO OURO 22 - MENDES TEIXEIRA

Por José Aluísio Botelho e Eduardo Rocha Sobrenome originário do Concelho de Amarante, distrito do Porto. João Mendes Teixeira, da freguesia de Santa Maria de Fregim, casado em 13/04/1722 na igreja de São João Batista de Louredo, com Joana Teixeira, natural desta freguesia de

REIS CALÇADO - UMA FAMÍLIA JUDIA NA PARACATU DO SÉCULO XVIII

Por José Aluísio Botelho  Eduardo Rocha Mauro Cézar da Silv a Neiva   Família miscigenada, de origem cristã nova pela linha agnata originária do Ceará . Pois

GUARDA-MOR JOSÉ RODRIGUES FRÓES

Por José Aluísio Botelho             INTRODUÇÃO  Esse vulto que tamanho destaque merece na história de Paracatu e de  Minas Gerais, ainda precisa ser mais bem estudado. O que se sabe é que habilitou de genere em 1747 (o processo de Aplicação Sacerdotal se encontra arquivado na Arquidiocese de São Paulo), quando ainda era morador nas Minas do Paracatu, e embora fosse comum aos padres de seu tempo, aprece que não deixou descendentes*. Que ele foi o descobridor das minas do córrego Rico e fundador do primitivo arraial de São Luiz e Santana das Minas do Paracatu, não resta nenhuma dúvida. De suas narrativas deduz-se também, que decepcionado com a produtividade das datas minerais que ele escolheu, por direito, para explorar, abandonou sua criatura e acompanhou os irmãos Caldeira Brandt, que tinham assumido através de arrematação o 3º contrato de diamantes, rumo ao distrito diamantino. Documento de prova GENEALOGIA  Fróis/Fróes -...

SÉRIE - PIONEIROS DO ARRAIAL DO OURO 5 - FAMÍLIA SILVA NEIVA

Por José Aluísio Botelho Mauro César da Silva Neiva e Eduardo Rocha No lusco - fusco do arraial de São Luiz e Santana das Minas do  P aracatu, final do século dezoito, que em breve iria administrativamente  se transformar em Vila, passando a se chamar Vila do Paracatu do  Príncipe, dois irmãos, cuja procedência não se sabe, lá se estabeleceram. À época, a mineração se encontrava em franca decadência, e a alternativa era a agropecuária rudimentar, baseada em latifúndios. Portanto, os irmãos em questão, João Lourenço e Lourenço da Silva Neiva, adquiriram terras na fértil região do Pouso Alegre , onde edificaram fazendas de criação de gado, casaram e criaram os filhos, gerando troncos da importante e tradicional família Silva Neiva, que se espalhou pelos arredores e alhures. A naturalidade deles  é desconhecida, porém, tudo leva a crer serem de origem portuguesa. Casaram-se com duas irmãs, com descendência adiante: A – João Lourenço da Silva Neiva , falecido ao...