Pular para o conteúdo principal

NOTAS GENEALÓGICAS - OS GAIA DE UNAÍ, MINAS GERAIS

POR JOSÉ ALUÍSIO BOTELHO

(Mandado por Geralda Gislene Torres Gonçalves), com adaptações e acréscimos)
Sobrenome toponímico originário de Vila Nova de Gaia, região metropolitana do Porto, Portugal.
Por volta de 1845, na poeira do padre cônego Miguel Arcanjo Torres, nomeado vigário-geral da comarca de Paracatu, vieram Porfírio e Martinho Gaia, parentes, provavelmente oriundos de Santana de Ipanema, estado de Alagoas.
1 Capitão Porfírio Rodrigues Gaia, falecido por volta de 1909 em Unaí;foi casado com Flávia de Melo Franco, filha de Francisco de Melo Franco Bueno, falecido em 1844 aos 33 anos, e de Mariana Pimentel de Ulhoa (primeiro casamento desta).
Filhos:
1.1 Manoel Rodrigues Gaia, falecido solteiro aos 27 anos de idade em 11/04/1896 na cidade de Palma, MG; normalista pela Escola Normal de Paracatu em fins de 1886, professor público, artista plástico por excelência;
 1.2 João Gaia. Sobre ele disse Olímpio Gonzaga: João Gaia foi um andarilho pelo Brasil de seu tempo, de norte a sul; em 1909, era morador no Acre, e ao ser avisado pelo cunhado Pedro Brochado da morte de seu velho pai, retornou à terra natal; foi casado com Luzia Alves de Souza, com quem teve a filha única:
1.2.1 Flávia Gaia Alves, casada com Djalma Torres, escrivão do crime por longos anos em Unaí. Uma das principais ruas da cidade leva o seu nome. O casal deixou grande descendência em Unaí.
 1.3 Mariana Gaia, foi casada em primeiras núpcias com Pedro Brochado. Casou-se 2ª vez com o coronel Filadelpho de Souza Pinto, natural da Bahia, radicado em Unaí, onde foi figura de destaque. Dona Mariana não deixou descendentes dos dois leitos.
2 Martinho Rodrigues Gaia (seria sobrinho do capitão Porfírio Gaia), órfão, veio para Paracatu com 15 anos de idade, trazido pelo padrinho, o vigário Miguel Arcanjo Torres, com quem viveu até atingir a maioridade (história oral de família). No antigo distrito do Rio Preto foi proprietário das fazendas Boa Esperança, Cachoeira e de outras menores. Foi casado duas vezes:
1ªvez com Hermenegilda Francisca de Moraes, filha de Hermenegildo Francisco de Moraes, natural da freguesia de Bom Sucesso, termo da Vila de São José (Tiradentes) e de Maria Francisca de Sousa. Filhos:
2.1 Porfírio Gaia, foi casado com Ana Alves Ribeiro; filhos:
2.1.1 João Gaia Primo;
2.1.2 Célia Ribeiro Gaia;
2.1.3 Maria da Conceição Ribeiro Gaia;
2.1.4 Geraldo Ribeiro Gaia;
2.1.5 Antônio Ribeiro Gaia;
2.2 Júlia Gaia, foi casada com Pedro de Siqueira Torres, filho de Luiz Vieira de Siqueira Torres e de Maria Cândida Meireles; filhos:
2.2.1 Maria Torres Gonçalves;
2.2.2 Antonieta Torres;
2.3 Artur Gaia, foi casado com Amélia Alves de Souza, filha de Luiz Alves de Souza e Ermelinda Martins Ferreira, com descendência.
2ªvez com Marinha da Silva Lara.
Filhos:
2.4 Maria Pastora Gaia, que foi casada com Antônio Ulhoa Santana, nascido em 1912 em Paracatu, filho de Luiz José de Santana Júnior e de Adília Ulhoa;
Filhos:
2.4.1 José Augusto;
2.4.2 Nilza;
2.4.3 Terezinha;
2.4.4 Marcos;
2.4.5 Ione;
2.4.6 Sílvia;
2.4.7 Júnia;
2.4.8 Maria Isabel.
2.5 Maria dos Santos Gaia, casada que foi Romero Ulhoa Santana, nascido em 1909 em Paracatu, filho de Luiz José de Santana Júnior e de Adília Ulhoa; prefeito de Unaí por dois mandatos:1948-1950 e 1955-1958; foi o doador do terreno onde foi construída a antiga sede da Prefeitura Municipal. Pais de:
2.5.1 Dayse;
2.5.2 Sílvio;
2.5.3 Roberto;
2.5.4 Ronaldo;
2.5.5 Ramon;
2.6 Martinho Gaia Filho, foi casado com Amélia da Silva Lara. Ocupou o cargo de oficial de justiça por ocasião da instalação da Comarca de Unaí em 1955.
Filhos:  (colaboração de Camila Gaia) 
2.6.1 Domingos da Silva Gaia; filhos:
2.6.1.1 Renata Gomes Gaia;
2.6.1.2 Rebecca Gomes Gaia;
2.6.2 Cláudio Silva Gaia; filhos:
2.6.2.1Thelmo Leandro Dias Gaia; filhos:
2.6.2.1.1 Pedro Henrique Coutinho Gaia;
2.6.2.2.2Vinícius Coutinho Gaia;
2.6.2.2.3 Helena Mendes Gaia;
2.6.2.2.4 Beatriz Mendes Gaia;
2.6.3 Andria Dias Gaia; 
2.6.4 Cláudia Dias Gaia;
2.6.3 Maria Nazaré Silva Gaia; filhos:
2.6.3.1 Fábio Rogério Gaia Lima;
2.6.3.2 Fabiana Gaia Robinson; teve a filha:
2.6.3.2.1 Valentina Gaia Landim;
2.6.3.3 Lana Gaia Robinson; teve o filho:
2.6.3.3.1 Thiago Gaia Borges;
2.6.4 Maria Antônia Gaia; teve os filhos:
2.6.4.1 Lara Gaia Silva;
2.6.4.2 Rafael Gaia Silva;
2.6.5 Martinho Lara Gaia;
2.6.6 Márcia Silva Gaia; teve os filhos:
2.6.6.1 Camila Lara Gaia e Carvalho;
2.6.6.2 Juliana Lara Gaia Jardim;
2.6.7 Maria José Gaia Pereira; teve os filhos:
2.6.7.1 Francisco Júnior Gaia Pereira; filho:
2.6.7.1.1Theo Gaia Freschi;
2.6.7.2 Lorena Gaia Pereira;
2.6.7.3 Larissa Gaia Pereira.

Comentários

  1. Boa noite .
    Estamos a procura de Dona Helena santa .
    Irmã Dona Lucrécia Santana .
    Italianos que compraram terras em Unaí .
    Dona Helena Santana segundo informações é viva aos 90 anos e reside em Unaí .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:01 AM

    que legal eu tenho esse sobrenome ,mas por erro eles acrecentaram o s ai ficou gaias nao tenho muito conhecimento da onde vem porque meus avos faleceram quando meu pai era criança so sei q eles eram de São Francisco MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:14 AM

      Oi eu sou Natural de São Francisco MG , e eu tenho sobrenome Gaia , meus avós, tios e tias , primos todos são natural de lá , que coincidência te achar aqui nos comentários.

      Excluir
    2. Anônimo12:18 AM

      Oi , eu sou natural de São Francisco MG , e meus avós , tios e primos todos são natural de lá e vivem lá ainda kkkk coincidência te achar aqui nos comentários

      Excluir
  3. Anônimo6:34 PM

    Olá sou Ana Carla Rio Gaia, filha de Edson Pereira Gaia, que é Filho de Martinho Nascimento Gaia e Ana Pereira Rosa, gostaria de saber faço parte dessa árvore genealógica.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:37 PM

    Eu sou a Ana Carla do comentário anterior, se alguém conseguir me responder, ficarei imensamente grata 🙏🏾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:23 AM

      Sim , vc faz Ana Carla!!! E somos parentes kkk

      Excluir
  5. Anônimo6:37 PM

    E minha família é de MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:21 AM

      São Francisco MG ? a minha tbm.

      Excluir
  6. Anônimo7:53 AM

    Sou Gabriel Rodrigues gaia de SP zona leste

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:14 PM

    Oi boa noite sou neta de Artur gaia
    No entanto quem escreveu esse livro esqueceu de colocar o nome dos filhos dele e dos netos / Algemiro Gaia Alzira Gaia , Genésio Gaia , Osmar Gaia ,Erasmo Gaia , Maria Gaia Julieta Gaia Joana Gaia Dália Gaia . Essa escritora só colocou o que ela bem quis sendo ela sobrinha Neta de Júlia gaia irmã de Artur gaia . Também não pesquisou que Marinha da Silva Lara teve um filho chamado Josias da Silva Lara , a escritora esqueceu também não pesquisou ! Sendo que Maria Pastora era irmã de Josias , nem eu que sou escritora sei mais que ela .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:54 PM

      Falou tudo! Esqueceram de colocar que Martim Gaia casou com a viúva Marinha da Silva Lara , sendo ela herdeira única, o que fez Martim Gaia da conta de criar o resto dos filhos do primeiro casamento, dando a oportunidade de terem uma vida boa, com até educação com professores dentro de casa.

      Excluir
  8. Anônimo9:14 PM

    Oi boa noite sou neta de Artur gaia
    No entanto quem escreveu esse livro esqueceu de colocar o nome dos filhos dele e dos netos / Algemiro Gaia Alzira Gaia , Genésio Gaia , Osmar Gaia ,Erasmo Gaia , Maria Gaia Julieta Gaia Joana Gaia Dália Gaia . Essa escritora só colocou o que ela bem quis sendo ela sobrinha Neta de Júlia gaia irmã de Artur gaia . Também não pesquisou que Marinha da Silva Lara teve um filho chamado Josias da Silva Lara , a escritora esqueceu também não pesquisou ! Sendo que Maria Pastora era irmã de Josias , nem eu que sou escritora sei mais que ela .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:16 PM

    Ola, sou neta de Helena Vieira Gaia Que é filha de Joao Vieira Gaia e Balbina Francisca da Silva. Joao e Balbina viveram longos anos em Unaí e faleceram nests cidade por volta de 1988. Alguem tem alguma informacao sobre eles?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

DONA BEJA E AS DUAS MORTES DE MANOEL FERNANDES DE SAMPAIO

Por José Aluísio Botelho A história que contaremos é baseada em fatos, extraídos de um documento oficial relativo a um processo criminal que trata de um assassinato ocorrido na vila de Araxá em 1836. O crime repercutiu no parlamento do império no Rio de Janeiro, provocando debates acalorados entre os opositores do deputado e ex-ministro da justiça, cunhado do acusado, como se verá adiante. Muitos podem perguntar porque um blog especializado em genealogia paracatuense, está a publicar uma crônica fora do contexto? A publicação deste texto no blog se dá por dois motivos relevantes: primeiro, pela importância do documento, ora localizado, para a história de Araxá como contraponto a uma colossal obra de ficção sobre a personagem e o mito Dona Beja, que ultrapassou suas fronteiras se tornando de conhecimento nacional. Em segundo lugar, porque um dos protagonistas de toda a trama na vida real era natural de Paracatu, e, portanto, de interesse para a genealogia paracatuense, membr...

NETOS DE DONA BEJA - BATISMOS

Por José Aluísio Botelho Disponibilizamos as imagens de assentos de batismos de três netos de Dona Beja, acrescidos dos outros netos, bem como parte da descendência, de acordo com os documentos localizados, filhos de Joana de Deus de São José e do coronel Clementino Martins Borges. Nota: nada se sabe acerca da ascendência de Clementino Martins Borges, embora seu sobrenome é largamente difundido na região do triangulo mineiro e alto paranaíba. Sabe-se que ele faleceu em Estrela do Sul em novembro de 1910 em avançada idade. Alguém tem alguma pista? Batismo de Joana de Deus: "Aos 14 dias domes de Julho de 1838 o Rdo. Pe. José Ferreira Estrella Baptizou solenemente aingnocente Joanna, fa. natural de Anna Jacinta de Sam Jose forão P.P. o coronel João Jose Carneiro de Mendonça e o Alferes Joaquim Ribeiro da Silva epara constar mandei fazer este acento eque assigno. Araxa era supra".  Fonte: Revista O Trem da História, edição 49. Nota: os outros netos de Beja, filhos de Tereza T...

DONA BEJA E O TESTAMENTO DO PADRE

Por José Aluísio Botelho O vigário Francisco José da Silva foi um padre típico do sertão mineiro: fazendeiro abastado, político influente, e mulherengo, como quase todos os padres de seu tempo. Teve participação decisiva na evolução político-administrativo e social da Araxá na época em que lá viveu, entre 1815 e 1845, ano de seu falecimento. Participou, mesmo que discretamente, da Revolução Liberal em Araxá, apoiando seus sobrinhos liberais, liderados pelo coronel Fortunato José da Silva Botelho, no embate político que se travava em Minas nos anos de 1842.  Para saber mais: clique na imagem abaixo para adquirir o livro na Amazon.com Clique aqui para visualizar uma prévia do livro.

FILHA DE DONA BEJA - EDITAL DE PROCLAMAS

NOTÍCIA DE JORNAL PUBLICADO PELO JORNAL ASTRO DE MINAS, EDITADO EM SÃO JOÃO DEL REI -  24 de janeiro 1832, nº650 NOTAS EXPLICATIVAS: 1 - JOSÉ DA SILVA BOTELHO ERA IRMÃO DO VIGÁRIO FRANCISCO JOSÉ DA SILVA. PORTANTO, OS NOIVOS ERAM PRIMOS; 2 - A MÃE DA NOIVA, ANA JACINTA DE SÃO JOSÉ, ERA A LENDÁRIA DONA BEJA DE ARAXÁ; 3 -  JOSÉ DA SILVA BOTELHO FOI O AVÔ AVOENGO DOS BOTELHOS DE PARACATU; 4 - O COMENTÁRIO ABAIXO REFLETIA A OPINIÃO DO EDITOR DO JORNAL; FONTE: EXTRAÍDO DE IMAGEM DIGITALIZADA DO JORNAL DE PROPRIEDADE DA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL.

O CORONEL MANOEL FERREIRA ALBERNAZ E SEUS DESCENDENTES

Por Eduardo Rocha Mauro Cézar da Silva Neiva Colaborou José Aluísio Botelho (Última atualização em 23/09/2024: 1 A família inicial 2 Outros Albernazes, in fine). Família iniciada em Paracatu na era de 1830, quando lá se estabeleceu o alferes/capitão Manoel Ferreira Albernaz, vindo da região de Aiuruoca, sul de Minas, com esposa e filhos, adquirindo a fazenda da Capetinga. Manoel Ferreira Albernaz, o velho (vamos chamá-lo assim), era natural de Taubaté, São Paulo, onde nasceu em 1780, pouco mais (declarou 49 anos em 1832, branco, negociante em processo matrimonial no Porto do Turvo, onde era morador). Tem ascendência ainda ignorada, embora se possa afirmar ser ele descendente do mestre de campo Sebastião Ferreira Albernaz. Casou na capela de Santana do Garambéu, termo de Barbacena, porém ligado ao Turvo (30 km), com Mariana Victória de Jesus, por volta de 1810. Mariana Vitória de Jesus, nascida e batizada na capela de Santana do Garambéu,  filha de Vitoriano Moreira de Castil...

SÉRIE - PIONEIROS DO ARRAIAL DO OURO 5 - FAMÍLIA SILVA NEIVA

Por José Aluísio Botelho Mauro César da Silva Neiva e Eduardo Rocha No lusco - fusco do arraial de São Luiz e Santana das Minas do  P aracatu, final do século dezoito, que em breve iria administrativamente  se transformar em Vila, passando a se chamar Vila do Paracatu do  Príncipe, dois irmãos, cuja procedência não se sabe, lá se estabeleceram. À época, a mineração se encontrava em franca decadência, e a alternativa era a agropecuária rudimentar, baseada em latifúndios. Portanto, os irmãos em questão, João Lourenço e Lourenço da Silva Neiva, adquiriram terras na fértil região do Pouso Alegre , onde edificaram fazendas de criação de gado, casaram e criaram os filhos, gerando troncos da importante e tradicional família Silva Neiva, que se espalhou pelos arredores e alhures. A naturalidade deles  é desconhecida, porém, tudo leva a crer serem de origem portuguesa. Casaram-se com duas irmãs, com descendência adiante: A – João Lourenço da Silva Neiva , falecido ao...