Pular para o conteúdo principal

LENDAS DO BRASIL CENTRAL 6 - CRÔNICAS INÉDITAS DE OLYMPIO GONZAGA

Por José Aluísio Botelho
Resgatamos, após minuciosas pesquisas, alguns escritos de Olympio Gonzaga que se encontravam desaparecidos, dentre eles, crônicas que escreveu para seu livro não publicado, Lendas do Brasil Central, transcritas na grafia original, tal como ele as concebeu, sem correções ortográficas e gramaticais. Nos seus textos, as vezes ele não discerne fatos históricos e ficção, personagens fictícios e reais, mostra incoerência narrativa e comete equívocos históricos importantes. Aos nossos leitores cabe avaliar a qualidade dos textos e sua importância para a história de Paracatu.
Crônica (transcrição)
A ruina completa do milionario Felisberto Caldeira Brant, o descobridor de Paracatu (sic – grifo nosso); duelo, prisao sequestro de seus bens, riquissimas baixelas de ouro, diamantes, etc. Todos os membros da família CALDEIRA BRANT FOI EXPOLIADA DE SEUS BENS E REDUSIDA À MISÉRIA.
A idade de Felisberto Caldeira Brandt
Nota: nesta imagem capturada de um documento datado de 1746, em que Felisberto Caldeira Brandt aparece como testemunha, ele defere sua idade - diz ter trinta e seis anos. Nasceu ele portanto por volta de 1710.
Tenho presente velhissimos documentos dos arquivos desta lendaria cidade, sequestro dos bens do descobridor dr PARACATU (sic), Felisberto Caldeira Brant, tendo estudado varias obras que lhe fasem referencias: De Afonso Arinos, Feu de Carvalho, Rodrigo Octavio, Diogo de Vasconcelos, Felicio dos Santos, Milliet de Saint Adolfe, Xavier da Veiga e outros autores. Todos eles fasem notaveis referencias das riquesas nababescas deste bandeirante milionario Felisberto Caldeira Brant, que levou de PARACATU duzentas arrobas de ouro, no ano de 1744.
Entretanto encontrei valiosos documentos da descoberta de PARACATU no ano de 1730 por Lourenço Castanho, que deixou aqui um nucleo de povoadores. Descobri tambem nos arquivos o sequestro dos bens de Felisberto, o grande martir, vitima da invenja de suas imenças riquezas, deste bandeirante que nasceu em São João Del Rei, tendo o sequestro se estendido aos bens de todos os parentes de Felisberto.
Nos sertoes de PARACATU a naturesa ainda sorria virgem e havia ouro em abundancia por toda a parte, espalhadas pelo chão folhetos; pepitas de ouro, que eram catadas em profusão nos leitos dos corregos: Sao Domingos, Corrego Rico, Bandeirinha, Sao Pedro, etc.
Xavier da Veiga nas Efemerides Mineiras nos conta que os capatases de Felisberto Caldeira Brant fasiam diarias de desessete oitavas de ouro.
No ano de 1758 tambem foram sequestradas pelo SANTO OFICIO, por ordem do governo, a fasenda do Espirito Santo, 18 escravos, 100 reses de criar, lavras de ouro no Morro da Cruz das Almas e São Pedro, etc. em Paracatu.
Felisberto Caldeira Brant foi no Tijuco (Diamantina) o celebre CONTRATADOR DE DIAMANTES, tornando-se o homem mais rico de Minas Geraes.
Foi esta grande riquesa que atrahiu a inveja, a cobiça do ouvidor do GOVERNADOR de Minas Geraes.
O BOTÃO DA ROSA
A multidao de povo se achava na capela do Tijuco assistindo a missa domingueira, bem como as pessoas distintas do logar.
A bela Cotinha, sobrinha de Felisberto Caldeira Brant, estava ajoelhada, resando, talvez pensando em seu noivo, um bacharel fidalgo portuguez, foi quando o Ouvidor do Tijuco Dr. José de Moraes Bacelar veio se ajoelhar junto dela, lançando olhares ardentes e cubiças; como a moça Cotinha não lhe correspondesse os seus afetos de amor, o Ouvidor Bacelar atirou um botão de rosa no seio de Cotinha, que se enrubesceu, levantou-se e foi levar a flor a seu pai adotivo de criaçao, Felisberto Caldeira Brant, que tirou a espada da bainha e foi convidar o atrevido o Ouvidor dr. José de Moraes Bacelar para um duelo à porta do templo. Grande alvoroço na egreja entre o povo e as biatas de caponas, (Nos conta com muita graça Afonso Arinos em seu livro O CONTRATADOR DE DIAMANTES)...aqui há um trecho ilegível.
O padre sahiu do altar com a imagem de JESUS CHRISTO E separou os dois contentores, que foram levados para suas casas. Desde este dia que o Ouvidor Bacelar escreveu ao Governador de Minas Geraes o Conde de Bobadela Gomes Freire de Andrade, urdindo tremendas intrigas contra Felisberto, convidando-o para avançarem no gordo sequestro dos bens do Contratador dos Diamantes, (com?) a ajuda do SANTO OFICIO.
Naqueles tempos de horrores, de falta de garantias individuaes, durante o regimem Colonial, era a cousa mais natural deste mundo o sequestro, a prisao, as torturas das pessoas ricas por qualquer rabo de palha, inventado, urdido propositalmente. Foi assim que os magnatas se enriqueceram, e puderam remeter mais de cinco mil crusados do Brasil para Portugal, o senhorio que não tinha dó nem piedade de nos, para se enriquecer à nossa custa.
A PRISÃO, O SEQUESTRO, A RUINA DE FELISBERTO CALDEIRA BRANT
Dias depois do acontecido na capela do Tijuco, foi anunciada com trombeta e caixa a visita do GOVERNADOR DE MINAS GERAES, cuja sede era em VILA RICA.
O perverso Ouvidor Dr. José de Moraes Bacelar, sahiu dois dias antes e foi se encontrar com o GOVERNADOR, os quais urdiram os planos de assalto à fortuna de Felisberto, o CONTRATADOR DE DIAMANTES DO TIJUCO; que no dia aprasado seguiu com sua gente numerosa em bonitos corceís lindamente ajaesados, sendo a de Felisberto em ouro e prata. Depois das saudaçoes das Boas Vindas, Felisberto emparelhou seu cavalo de sua montaria com as montarias do Governador e do Ouvidor Bacelar, que franziu os sobrolhos com odio e disse: PASSE PARA TRAZ, aqui não é seu logar.
O milionario Felisberto Caldeira Brant, que estava acostumado ocupar sempre o primeiro logar nas cerimonias, --Replicou: batendo no peito, eu sou descendente dos Ordonheses de Zamora, de Familia Real e Vosse que é um simples plebeu, que passe.
O GOVERNADOR replicou dizendo: PRENDA ESTE INSOLENTE.
Felisberto foi preso, algeimado e levado para Vila Rica. O pagem de Felisberto jogou seu cavalo por fora correndo e foi contar a esposa de Felisberto dona Branca de Almeida Lara o acontecido.
No mesmo dia a casa de Felisberto foi cercada, dona Branca enxotada de seu riquissimo lar, foi expoliada de seus bens, baixelas de ouro para jantar, para café, mobiliario riquissimo, arcas cheias de ouro, de diamantes, uma riquesa fabulosa, extraordinaria; o perverso Ouvidor Bacelar esfregava as mãos de contente.
A casa estava cercada, garantida, os Meirinhos arrolavam tudo, sem deixar nada. Todos os irmaos e parentes da Familia Caldeira Brant sofreram o terrivel sequestro de seus bens, por ordem do Governador Conde de Bobadela. Um ano depois foi o sequestro já descrito em Paracatu.
Quem melhor discreve esta sena barbara é o escritor patricio Afonso Arinos no seu belo livro: “O CONTRATADOR DE DIAMANTES”, que foi convertido em drama, que foi levado à sena com grandes aplausos, bem como a sena em que Dona Branca atira ao GOVERNADOR suas joias, dizendo: TOME TOME vosses querem é roubar.
Fonte: Afonso Arinos na intimidade, crônicas - Biblioteca nacional do Brasil, divisão de manuscritos.

Comentários

Postagens mais visitadas

DONA BEJA E AS DUAS MORTES DE MANOEL FERNANDES DE SAMPAIO

Por José Aluísio Botelho A história que contaremos é baseada em fatos, extraídos de um documento oficial relativo a um processo criminal que trata de um assassinato ocorrido na vila de Araxá em 1836. O crime repercutiu no parlamento do império no Rio de Janeiro, provocando debates acalorados entre os opositores do deputado e ex-ministro da justiça, cunhado do acusado, como se verá adiante. Muitos podem perguntar porque um blog especializado em genealogia paracatuense, está a publicar uma crônica fora do contexto? A publicação deste texto no blog se dá por dois motivos relevantes: primeiro, pela importância do documento, ora localizado, para a história de Araxá como contraponto a uma colossal obra de ficção sobre a personagem e o mito Dona Beja, que ultrapassou suas fronteiras se tornando de conhecimento nacional. Em segundo lugar, porque um dos protagonistas de toda a trama na vida real era natural de Paracatu, e, portanto, de interesse para a genealogia paracatuense, membr

FAZENDAS ANTIGAS, SEUS DONOS E HERDEIROS EM PARACATU - 1854 E 1857.

Por José Aluísio Botelho                A LEI DE TERRAS DE 1850 Desde a independência do Brasil, tanto o governo imperial, como os governos republicanos apresentaram inúmeros projetos legislativos na tentativa de resolver a questão fundiária no Brasil, bem como regularizar as ocupações de terras no Brasil. A lei da terra de 1850 foi importante porque a terra deixou de ser um privilégio e passou a ser encarada como uma mercadoria capaz de gerar lucros. O objetivo principal era corrigir os erros do período colonial nas concessões de sesmarias. Além da regularização territorial, o governo estava preocupado em promover de forma satisfatória as imigrações, de maneira a substituir gradativamente a mão de obra escrava. A lei de 1850, regulamentada em 1854, exigia que todos os proprietários providenciassem os registros de suas terras, nas paróquias municipais. Essa lei, porém, fracassou como as anteriores, porque poucas sesmarias ou posses foram legitimadas, e as terras continuaram a se

LIVRO DE GENEALOGIA PARACATUENSE

Apresentamos aos nossos leitores, em formato impresso e também no e-book, livro que conta de maneira resumida a história de Paracatu, bem como a genealogia da família Botelho e suas alianças com as principais troncos familiares que lá fincaram raízes, bem como as trajetórias de ascensão social, política e econômica desses grupos familiares hegemônicos. Clique na imagem abaixo para adquirir o livro na Amazon.com Clique aqui para visualizar uma prévia do livro.

SÉRIE - PIONEIROS DO ARRAIAL DO OURO 8: OS BATISTA FRANCO

José Aluísio Botelho                  Eduardo Rocha  Mauro César da Silva Neiva Família originada no norte de Minas Gerais. Um pouco de história: em 1729, o governador da Bahia foi comunicado

FAMÍLIA GONZAGA

Por José Aluísio Botelho FAMÍLIA GONZAGA – TRONCO DE PARACATU Essa família iniciou-se em 1790, pelo casamento do Capitão Luiz José Gonzaga de Azevedo Portugal e Castro, fiscal da fundição do ouro em Sabará – MG, em 1798, no Rio de Janeiro, com Anna Joaquina Rodrigues da Silva, natural do mesmo Rio de Janeiro, e tiveram oito filhos, listados abaixo: F1 – Euzébio de Azevedo Gonzaga de Portugal e Castro; F2 – Platão de Azevedo Gonzaga de P. e Castro; F3 – Virgínia Gonzaga; F4 – Florêncio José Gonzaga; F5 – VALERIANO JOSÉ GONZAGA; F6 – Luiz Cândido Gonzaga; F7 – José Caetano Gonzaga; F8 – Rita Augusta Gonzaga. F5 - Valeriano José Gonzaga, natural de Curvelo,Mg, nascido em 21.07.1816 e falecido em 1868 em Paracatu, casou em 21.07.1836, com Felisberta da Cunha Dias, nascida em 15.08.1821 e falecida em 10.08.1910, natural de Curvelo; foi nomeado Tabelião de Paracatu, tendo mudado para o lugar em 1845, aonde tiveram os filhos: N1 - Eusébio Michael Gonzaga, natural de

SUBSÍDIOS GENEALÓGICOS: OS COSTA PINTO - UM TRONCO

Por José Aluísio Botelho Colaborou Eduardo Rocha Família pioneira no arraial do ouro, formadora da elite local e que floresceu durante o decorrer do século XIX. Iniciou-se com as uniões de João da Costa Pinto e D ona Domingas Rodrigues da Conceição, e do coronel Antonio José Pereira** e dona Maria Tereza de Castro Guimarães. Desses casais, nasceram dentre outros, Antonio da Costa Pinto e dona Francisca Maria Pereira de Castro, que se casaram no milésimo do século XVIII. *Nota: o coronel Antonio José Pereira foi administrador dos Dízimos entre 1789 e 1807; faleceu em 1812. O coronel Antonio da Costa Pinto nasceu em Paracatu por volta de 1775 e aí faleceu a 06 de agosto de 1827. Na política local foi aliado dos Pimentéis Barbosa, tendo sido ouvidor interino da vila de Paracatu do Príncipe em 1820, época de grandes turbulências na política local, bem assim em todo o Brasil, precedendo a independência. Deixou grande fortuna: Olímpio Gonzaga, que parece ter tido acesso ao inventári