Pular para o conteúdo principal

O PADRE ANTONIO GOMES CALCADO E SEUS DESCENDENTES

Por Eduardo Rocha
Colaborou José Aluísio Botelho

Filho do pioneiro do ouro José Gomes Calcado e de Maria da Silva Galrão, filha de Antônio Galrão da Silva, também pioneiro. Na viuvez, optou pelo sacerdócio, ordenando-se padre. Essas famílias floresceram no núcleo minerador de São Domingos, mais tarde arraial, que atingiu certa opulência no seu apogeu, vinculado à freguesia de Santo Antonio da Manga das Minas do Paracatu – arraial de São Luiz e Santana.

Fac-símile- Guardamoria do arraial de Paracatu(1769)
A DESCENDÊNCIA
1.1 Padre Antonio Gomes Calcado, nascido por volta de 1760 no arraial de São Domingos, e falecido em 20.10.1848 na cidade de Paracatu; casado que foi com Maria Pinto Ferreira.
Inventário: 2ª Vara cx. 1851.
"Traslado do testamento com que faleceo o padre Antonio Gomes Calcado cujo hé do theor sequinte: em nome de deos amem. eu o Padre Antonio Gomes Calcado, estando sofrendo de molestias, que deos foi servido dar.me, e com o perfeito uso do meu juiso, e entendimento temendo a morte que hé infalivel, e desejando salvar.me sou servido ordenar este meu testamento pela forma e maneira sequinte. sou catolico romano, natural e baptizado nesta frequesia de santo antonio da manga, protesto a mesma fé firme na qual hei de viver e morrer para salvar.me antes d
e presbitero fui casado a face eclesias com Maria Pinto Ferreira de cujo matrimonio tivemos osfilhos seguintes:Manoel Gomes, Francisco Gomes, estes falecidos, digo estes já falecidos, Thomazia Gomes Calcado tambem falecida, Antonio filho de Vicencia de Pina, Anna filha do matrimonio, Simian filho de Maria, Joanna Gomes Calcado filha de Thereza Gomes, os quais meus filhos e nettos que se representam por falecimento de seus pais a saber os filhos do legitimo matrimonio daqueles já fallecidos nomiados asima (inelegivel) legitimos universais herdeiros pagas as minhas dividas e compridas os meus legados declaro que sou filho de José Gomes Calcado, e sua mulher Maria da Silva Galvam… cidade de Paracatu dez dias de outubro de mil oitocentos e quarenta e oito"
Com Maria Pinto Ferreira teve os filhos legítimos:
A. Manoel Gomes Calcado casado com Joana Soares Mascarenhas, filhos descobertos:
A.1 Maria Gomes Calcado casada com Joaquim Dias Fernandes em 04/06/1841, filho de Joaquim Dias Fernandes e de Ana de Araújo.
Casamento" Aos quatro de junho de mil oitocentos e quarenta e um, na capella do São Domingos filial desta freguesia de Santo Antonio da Manga cidade de Paracatu, corridos os banhos, sem impedimento, e preparados com os sacramentos necessarios em presença do padre Antonio Gomes Calcado, por comissão parochial, se receberão em matrimonio por palavras de presente Joaquim Dias Fernandes, defunto, e Anna de Araujo, com Maria Gomes Calcado, natural desta freguesia, filha legitima de Manoel Gomes Calcado e de Joanna Soares Mascarenhas, e lhes deo as bençãos nupciais, na forma do ritual Romano, observando em tudo o rito e disposiçoens canonicas: cujo assento assignado pelo dito padre, e pelas testemunhas Marcos Gonçalves Braga, e Izidoro Ferreira de ascenção, aqui fiz transcrever e assigno."
A.2 Benedito Gomes, 29 anos (na dúvida);
A.3 José Gomes, 26 anos (na dúvida);
Nota: estes nomes constam no rol do inventário do padre Antonio Gomes
Calcado, como netos, porém não explica de quem seriam filhos.
B. Francisco Gomes, solteiro, com 60 anos em 1847; sacristão;
C. Tomásia Gomes Calcado, falecida por volta de 1826; casada com Francisco José da Costa; moradores na ribeira do Rio Preto; representada no inventário do pai, pelos filhos abaixo nomeados:
2ª Vara 1826.1827.
C.1 Apolônia Josefa, 43 anos; Apolônia Josefa da Costa, casada com Jacob dos Reis Calçado;
C.2 Bonifácia, 39 anos; Bonifácia José da Costa;
C.3 Teodósio José da Costa, nascido em 07/01/1817; já falecido no inventário do avô falecido; filhos:
C.3.1 Honório;
C.3.2 Vitor;
C.4 Amaro José da Costa;
D. Ana Gomes Calcado, 60 anos; casada com Fernando Soares de Mascarenhas; filhos descobertos:
D.1 André Soares Mascarenhas, casado com Antonia Ferreira Assunção, filha de Isidoro Ferreira de Assunção e de Maria José Vasco e Melo;
Casamento:"Aos dez de agosto de mil oitocentos e cincoenta e cinco casou Andre Soares Mascarenhas, pardo de idade de 30 anos, filho legitimo de Fernando Soares Mascarenhas e de Anna Gomes Calcado com Antonia Ferreira Assunção, parda, 18 anos, filha legitima de Isidoro Ferreira de Assunção, já falecido e Maria José Vasco e Melo."
D.2 Clementina Soares Mascarenhas ou Clementina Gomes Calcado, falecida em 22.05.1877; casada com Domingos José dos Reis Calçado. Fazendas Cachoeira e Forquilha.
Inventário: 2ª Vara cx. 1877.
Casamento: “Aos dezoito de septembro de mil oitocentos e quarenta e nove nesta freguesia de Santo Antonio da Manga cidade de Paracatu bispado de Pernambuco corridos os banhos sem resultar impedimento algum depois de preparados com os sacramentos da penintencia e eucharistia em minha presença e das testemunhas Caetano Rodrigues D'horta e Benedito Rodrigues Val se receberão em matrimonio por palavras de presente os nubentes Domingos dos Reis Calçado, pardo, lavrador de idade de vinte e seis anos, filho Legitimo de Joaquim dos Reis Calçado e Margarida Gomes de Jesus com Clementina Soares Mascarenhas, parda, de idade de vinte e dous anos, filha legitima de Fernando Soares Mascarenhas, já falecido, e Anna Gomes Calcado, todos naturais e moradores nesta freguesia e residentes na fazenda da Serra logo lhes dei as bençoens nupciais na forma do rictual romano observando em tudo o rito e disposiçoens canonicas de que para constar fez este assento que assigno. Miguel Arcanjo Torres.”
Filhos:
D.2.1 Guilherme José dos Reis Calçado, 26 anos; casado com Ana Gonçalves dos Santos;
D.2.2 Cândida dos Reis Calçado, 22 anos; casada com Agostinho dos Reis Calçado;
D.2.3 Nicolas José dos Reis Calçado, 21 anos;
D.2.4 Joaquim José dos Reis Calçado, 20 anos;
D.2.5 Higino dos Reis Calçado, 19 anos;
D.2.6 Henrique dos Reis Calçado, 17 anos;
D.2.7 Josefa José dos Reis Calçado, 11 anos;
D.2.8 Joana dos Reis Calçado, 12 anos;
D.2.9 Francisco José dos Reis Calçado, 10 anos;
D.2.10 João José dos Reis Calçado, 9 anos;
D.3 Francisca Soares Mascarenhas, casada com Cândido José Barreto Lima em 25/11/1856, filho de José Barreto Lima e de Ana José Vasco e Melo;
E. Simeão Gomes Calcado 50 anos, casado com Ana da Costa Ramos, falecida em 29/07/1879 aos 65 anos de idade.
Filho descoberto:
E.1 Maria Gomes Calcado, falecida em 22/09/1904; casada com João de Melo Peres, falecido em 30/01/1886.Moradores na fazenda Gravatá.
Inventário: 2ª Vara cx. 1886.
Casamento: “Aos quatro de março de mil oitocentos e cincoenta e hum na matriz desta freguesia de Santo Antonio da Manga cidade de Paracatu bispado de Pernambuco corridos os banhos, sem resultar impedimento algum depois de preparados com os sacramentos da penintencia e eucharistia, em presença do reverendo Jose de Moura Barbosa de licença parochial e das testemunhas Joaquim Jose de Santa Anna e Antonio Monteiro dos Santos se receberão em matrimonio por palavras de presente João Peres de Quintas, pardo, de Idade de vinte e cinco anos, lavrador, filho legitimo dos finados Gregorio Peres de Quintas e Maria Jose de Mello com Maria Gomes Calcado, parda, de idade de quatorze annos, filha legitima de Simeão Gomes Calcado e sua mulher Anna da Costa Ramos. todos desta frequesia e logo lhes deo as bençoens nupciais na forma do ritual romano observando em tudo o rito e disposiçoens canonicas. e para constar faço este assento que assigno. Miguel Archanjo Torres.”
Filhos:
E.1.1 Balbina Peres, casada com Francisco Pinto Rabelo;
E.1.2 Maria Peres, casada com Clemente Alves Campos; residentes na Pituba;
E.1.3 Benedito Melo Peres; residente em São Sebastião;
E.1.4 Gregório Peres de Quintas, 26 anos; residente na fazenda Gravatá;
E.1.5 Antonio Peres de Quintas, 21 anos; residente na fazenda Gravatá;
E.1.6 Antonio da Conceição Peres, 17 anos;
E.1.7 Manoel Peres de Quintas, 15 anos;
E.1.8 Benedito César Peres, 13 anos;

Filhos naturais do padre Antonio Gomes Calcado:
Com Vicência de Pina e Vasconcelos:
F. Antonio Gomes Calcado, 31 anos; nascido em 06/01/1816;
Com Tereza Gomes:
G. Joana Gomes Calcado 37 anos; Joana faleceu em 27/10/1852.
Inventário: 2ª Vara cx. 1855.
Casou duas vezes:
1º matrimônio com João Francisco de Melo, falecido em 1838.
Filhos:
G.1 Pedro Francisco Damasceno, 25 anos;
G.2 Maria Francisco Damasceno, 22 anos;
2º matrimônio com Manoel dos Reis Andrade.
Fontes:
1 – Inventários e testamentos, citados no texto, sob a guarda do Arquivo
Municipal de Paracatu;
2 – Livros paroquiais da matriz de Santo Antonio de Paracatu.

Esta é uma obra de genealogia, estando sujeita a correções e acréscimos.”


Comentários

Postagens mais visitadas

DONA BEJA E AS DUAS MORTES DE MANOEL FERNANDES DE SAMPAIO

Por José Aluísio Botelho A história que contaremos é baseada em fatos, extraídos de um documento oficial relativo a um processo criminal que trata de um assassinato ocorrido na vila de Araxá em 1836. O crime repercutiu no parlamento do império no Rio de Janeiro, provocando debates acalorados entre os opositores do deputado e ex-ministro da justiça, cunhado do acusado, como se verá adiante. Muitos podem perguntar porque um blog especializado em genealogia paracatuense, está a publicar uma crônica fora do contexto? A publicação deste texto no blog se dá por dois motivos relevantes: primeiro, pela importância do documento, ora localizado, para a história de Araxá como contraponto a uma colossal obra de ficção sobre a personagem e o mito Dona Beja, que ultrapassou suas fronteiras se tornando de conhecimento nacional. Em segundo lugar, porque um dos protagonistas de toda a trama na vida real era natural de Paracatu, e, portanto, de interesse para a genealogia paracatuense, membr

FAZENDAS ANTIGAS, SEUS DONOS E HERDEIROS EM PARACATU - 1854 E 1857.

Por José Aluísio Botelho                A LEI DE TERRAS DE 1850 Desde a independência do Brasil, tanto o governo imperial, como os governos republicanos apresentaram inúmeros projetos legislativos na tentativa de resolver a questão fundiária no Brasil, bem como regularizar as ocupações de terras no Brasil. A lei da terra de 1850 foi importante porque a terra deixou de ser um privilégio e passou a ser encarada como uma mercadoria capaz de gerar lucros. O objetivo principal era corrigir os erros do período colonial nas concessões de sesmarias. Além da regularização territorial, o governo estava preocupado em promover de forma satisfatória as imigrações, de maneira a substituir gradativamente a mão de obra escrava. A lei de 1850, regulamentada em 1854, exigia que todos os proprietários providenciassem os registros de suas terras, nas paróquias municipais. Essa lei, porém, fracassou como as anteriores, porque poucas sesmarias ou posses foram legitimadas, e as terras continuaram a se

FAMÍLIA GONZAGA

Por José Aluísio Botelho FAMÍLIA GONZAGA – TRONCO DE PARACATU Essa família iniciou-se em 1790, pelo casamento do Capitão Luiz José Gonzaga de Azevedo Portugal e Castro, fiscal da fundição do ouro em Sabará – MG, em 1798, no Rio de Janeiro, com Anna Joaquina Rodrigues da Silva, natural do mesmo Rio de Janeiro, e tiveram oito filhos, listados abaixo: F1 – Euzébio de Azevedo Gonzaga de Portugal e Castro; F2 – Platão de Azevedo Gonzaga de P. e Castro; F3 – Virgínia Gonzaga; F4 – Florêncio José Gonzaga; F5 – VALERIANO JOSÉ GONZAGA; F6 – Luiz Cândido Gonzaga; F7 – José Caetano Gonzaga; F8 – Rita Augusta Gonzaga. F5 - Valeriano José Gonzaga, natural de Curvelo,Mg, nascido em 21.07.1816 e falecido em 1868 em Paracatu, casou em 21.07.1836, com Felisberta da Cunha Dias, nascida em 15.08.1821 e falecida em 10.08.1910, natural de Curvelo; foi nomeado Tabelião de Paracatu, tendo mudado para o lugar em 1845, aonde tiveram os filhos: N1 - Eusébio Michael Gonzaga, natural de

LIVRO DE GENEALOGIA PARACATUENSE

Apresentamos aos nossos leitores, em formato impresso e também no e-book, livro que conta de maneira resumida a história de Paracatu, bem como a genealogia da família Botelho e suas alianças com as principais troncos familiares que lá fincaram raízes, bem como as trajetórias de ascensão social, política e econômica desses grupos familiares hegemônicos. Clique na imagem abaixo para adquirir o livro na Amazon.com Clique aqui para visualizar uma prévia do livro.

SUBSÍDIOS GENEALÓGICOS: OS COSTA PINTO - UM TRONCO

Por José Aluísio Botelho Colaborou Eduardo Rocha Família pioneira no arraial do ouro, formadora da elite local e que floresceu durante o decorrer do século XIX. Iniciou-se com as uniões de João da Costa Pinto e D ona Domingas Rodrigues da Conceição, e do coronel Antonio José Pereira** e dona Maria Tereza de Castro Guimarães. Desses casais, nasceram dentre outros, Antonio da Costa Pinto e dona Francisca Maria Pereira de Castro, que se casaram no milésimo do século XVIII. *Nota: o coronel Antonio José Pereira foi administrador dos Dízimos entre 1789 e 1807; faleceu em 1812. O coronel Antonio da Costa Pinto nasceu em Paracatu por volta de 1775 e aí faleceu a 06 de agosto de 1827. Na política local foi aliado dos Pimentéis Barbosa, tendo sido ouvidor interino da vila de Paracatu do Príncipe em 1820, época de grandes turbulências na política local, bem assim em todo o Brasil, precedendo a independência. Deixou grande fortuna: Olímpio Gonzaga, que parece ter tido acesso ao inventári

SÉRIE - PIONEIROS DO ARRAIAL DO OURO 8: OS BATISTA FRANCO

José Aluísio Botelho                  Eduardo Rocha  Mauro César da Silva Neiva Família originada no norte de Minas Gerais. Um pouco de história: em 1729, o governador da Bahia foi comunicado